O Movimento

Com o objetivo de reivindicar soluções para as principais dificuldades enfrentadas pelos municípios catarinenses e visando promover o desenvolvimento sustentável do Estado de Santa Catarina, a Federação Catarinense de Municípios - FECAM liderada pelo Presidente Douglas Gleen Warmling, Prefeito de Siderópolis, com o apoio do Conselho Executivo, Conselho Fiscal e Conselho Deliberativo (Presidentes das Associações de Municípios) elaboraram durante o mês de março a Pauta Municipalista Catarinense.

Para a construção da Pauta, a FECAM realizou encontros em seis macrorregiões: Oeste, Contestado e Serra Catarinense, Nordeste, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Sul. Durante as reuniões, foram ouvidos os dirigentes das associações de municípios e prefeitos, que indicaram uma prioridade estruturante em âmbito federal e uma em âmbito estadual que passaram a ser apoiadas pela Federação como bandeira das regiões e dos municípios catarinenses.

Com a finalização das discussões foram definidas 12 reivindicações, com base nos inúmeros gargalos e entraves para o desenvolvimento sustentável do Estado de Santa Catarina, visando atender ao crescimento do modelo econômico, preservando os recursos naturais e melhorando a qualidade de vida dos catarinenses.

Destaca-se que as ações da FECAM não se sobreporão a iniciativas de governos e entidades que propuseram ou estão desenvolvendo projetos, obras, serviços, relatórios e mobilizações inseridas nesta Pauta para o Desenvolvimento Catarinense. Ao contrário, a partir delas, a entidade irá propor a união de esforços em prol da solução dos problemas e entraves que impedem o seu rápido desenvolvimento.